Noite de Alquimia

Jana Constantino sab, 14/04/2012 - 14:45


Foi com muita sofisticação e elegância que, na noite dessa sexta-feira (13), Douglas Van Der Ley se juntou a mais 50 chefs e fez da Oficina de Brennand palco para um evento de gala. Os convidados levaram a risca o dress code e um verdadeiro desfile de smokings e longos pretos marcou a segunda edição do banquete Vatel. Este ano com o tema ‘O Banquete no Mundo da Magia’, o evento foi cheio de performances e fartura. Bastante prestigiado, passaram por lá importantes nomes das diversas áreas da sociedade pernambucana, da política a gastronomia, passando pela moda e economia. Entre lustres vitorianos, mesas quilométricas, esculturas de chocolates e imponentes arranjos, os quatro elementos – água, terra, fogo e ar - foram representados no espetáculo que transcendeu a gastronomia. 
*
Figuras míticas davam as boas vindas aos que chegavam para o primeiro ato da noite nos jardins da oficina. Representando o elemento água, o abre regado a Veuve Cliquot, whisky 12 anos e Grey Goose esquentava o público na área externa ao som do Quarteto de Cordas Bravo. Bebidas moleculares também fizeram sucesso no welcome drink.
*
Findada a primeira etapa, por volta das 23h, todos seguiram para o salão principal para o que realmente interessava: o banquete. Douglas Van Der Ley só apareceu na abertura do segundo ato, correspondente ao elemento terra, e com entrada performática, lógico. Do alto, o alquimista congratulou os amigos homenageados César Santos, Hugo Provout e Joca Pontes, agradeceu a presença dos chefs convidados Yoshi Matsumoto, Zé Maria Sultanum e o minichef Enrique Monteiro, e abriu oficialmente o banquete Vatel.
*
Dava-se início ao terceiro ato: o fogo. Os convidados não perderam tempo e fizeram fila para as duas enormes ilhas gastronômicas com 50 pratos para todos os paladares, de sushi a cuscuz marroquino. No ato representado pelo elemento ar, os doces encantados fizeram sucesso. A mesa da Donna Brigadeiro foi um escândalo a parte. Impossível não cair na tentação dos chocolates de Paula Veloso.
*
Para encerrar a noite, por volta da 1h da madruga, Douglas convidou todos os 50 chefs para uma homenagem no palco central. A partir daí, o DJ Zé Pedro assumiu a pick up e a animação dos que ainda resistiam depois de tanta comilança.

comentários

Pesquisa

Publicidade

Facebook

parabéns para

  • 06 Jun Raul Henry
  • 07 Jun Renata Menezes
  • 08 Jun Pedro Mendonça
  • 10 Jun Márcia Wiethauper
  • 11 Jun Karlla Barbosa
  • 11 Jun Lúcia Arteiro